domingo, 15 de maio de 2011

Seguindo Os Passos do Mestre


Se você fosse um discípulo e soubesse que seu mestre estaria preste a ir embora o que você lhe pediria? Os seus bens, sabedoria, fama.

Meditaremos na história bíblica em 2 Reis 2.9-11, que narra o discipulado de Elias e Eliseu, dois grandes homens de Deus que realizaram uma grande obra para Deus.

Pouco se sabe sobre os dados biográficos de Eliseu, profeta de Israel do século IX, cujo nome significa Deus é salvação.

Pode supor que ele fosse nativo de Abel Meolá, no vale do Jordão, e que ainda era jovem quando Elias o chamou, e que pertencia a uma família dotada de certos recursos.

Seu ministério se datado a partir de sua chamada, se estendeu todos os reinados de Acabe, Acazias, Jeorão, Jeú, Jeoacaz, e Joás, um período de mais de cinqüenta anos.

Nesta passagem Eliseu está no momento muito difícil, a separação definitiva do seu mestre. Elias seria levado ao céu e agora Eliseu ficaria sem o amparo do seu mestre.

Sabedor disto Eliseu fica a todo o momento no pé de Elias. Até que Elias oferece a Eliseu um ultimo pedido: pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti.

O pedido de Eliseu é surpreendente. Ele pediu a porção dobrada do espírito de Elias. O pedido conforme respondido por Elias é demasiadamente difícil, mas não impossível.

Com esse pedido Eliseu não estava expressando o desejo de ter um ministério duas vezes maior do que o de Elias. Mas usava, uma linguagem tirada das leis das heranças, para expressar o seu desejo de continuar o ministério de Elias.

Em Israel, o filho mais velho recebia uma partilha dupla da herança da família e também tinha o direito de suceder o pai (Dt 21.17).

Entendendo esse pedido gostaria de meditar em duas perguntas:

Qual é a tua maior petição hoje?

Qual é o pedido que em todas as suas orações você repete? Qual é o pedido que você mais anseia a resposta, aquele pedido que você já está impaciente de esperar, que você já não aquenta mais, que você já algumas vezes até brigou com Deus.

Saúde, trabalho, finanças, casa própria, carro, casamento, família, filho (nascer, crescer), marido, esposa.

A maior petição de Eliseu foi continuar o ministério de seu mestre. Elias eu quero ser usado por Deus assim, como tu fostes. Eu quero ser grande para Deus, eu quero proclamar a grandeza deste Deus maravilhoso.

Esse era o desejo de Eliseu, ser o herdeiro do ministério profético de Elias, ser um porta voz de Deus, ser alguém que Deus iria usar.

Talvez ele poderia ter pedido poderes miraculosos, eu quero ser conhecido como alguém que diz que não vai chover e assim acontece, e que diz vai chover e chove. Eu quero ser conhecido como aquele que ressuscita os mortos, como aquele que pede fogo do céu e consome os inimigos; como uma celebridade neste mundo, que esse mundo sempre se lembre do grande Eliseu.

Não foi isso que ele pediu, ele não tinha interesse em ser uma celebridade, ele sabia que assim como Elias, sua vida seria difícil. Como Elias era conhecido por sua sociedade? I Rs 18.17. O perturbador de Israel. Aquele que incomoda uma nação por proclamar as verdades de Deus. Eliseu tinha consciência do que lhe aguardava.

Esse pedido de Eliseu me envergonha, quando fiz o devocional de ontem, fiquei triste comigo mesmo, por não pensar como Eliseu pensou. Quando avaliei meus pedidos diante de Deus, percebi que o desejo de ser usado por Deus estava quase em ultimo lugar, percebi que as coisas temporais estavam me sufocando e uma grande luta começou, uma agonia, uma insatisfação e um grande pedido de misericórdia para Deus por minha vida.

Qual é o teu maior pedido hoje? Faça uma avaliação e peça para ser usado por Deus.

Um comentário: