quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Amor EXCLUSIVO




O amor de Deus é EXCLUSIVO, com isto quero dizer que Deus exige de nós um amor totalmente voltado para Ele, não aceitando que tenhamos em nossas vidas um amor maior que não seja Ele.
Sabemos que estamos vivendo uma época em que o amor e um sentimento raro, e mal interpretado por nossa sociedade. Não se ama mais, apenas se deseja, se cobiça, e depois de ter os prazeres satisfeitos se descarta.
A Palavra de Deus diz que no final dos tempos o amor de muitos esfriará, apesar de não estamos ainda dentro do período propriamente dito, hoje já temos um ensaio do que acontecerá no futuro. Por isso a importância de resgatarmos mais uma característica do amor de Deus, a Exclusividade.
Neste artigo destacarei não tão forte o amor exclusivo de Deus por nós, mas sim, como Deus espera que o amemos de forma exclusiva. Por isso, nas passagens que serão apresentadas veremos como Deus requer de nós exclusividade.
A Bíblia destaca de forma enfática que Deus requer eu o amemos de forma exclusiva em relação aos deuses, e este ensino é abordado no texto de Deuteronômio 6. 4-5,12-15.
Moisés está orientando o povo a entrar na terra de Canaã, com princípios básicos está chamando a atenção de Israel para amarem o Senhor de modo exclusivo, em hipótese alguma eles deveriam dividir o amor deles por Deus, vejamos:
6:4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.
Os israelitas deveriam entender que só existe um SENHOR.  Na vida do povo não deveria haver lugar para outros deuses, pois só um é Deus, só existe um Senhor digno de ser amado.
Em Ex 20 nos mandamentos foi o que o Senhor disse: Eu sou o Senhor teu Deus; Moisés repete em Dt 5.6 ao povo, mostrando como Israel deveria amara somente a Deus.

6:5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.

Os israelitas deveriam amar somente a Deus. Amar o Senhor de todo o coração, alma e força. Apesar deste verso destacar que devemos amar a Deus com todo o nosso ser, quer dizer, com a totalidade do homem, gostaria de destacar aspectos dessa totalidade.
A alma é o que nos faz existir, é ela quem nos dá o sentimento de existência. Enquanto existir ame a Deus e não desvincule sua existência de Deus, ame-o com grande consciência.
O coração aqui destacado é a parte que podemos demonstrar nossos sentimentos, o quanto sentimos por Deus. Amar a Deus de todo o coração é ter sentimentos por Deus, é demonstrar estes sentimentos a Deus, e deixar suas emoções extravasarem diante da presença de Deus. Ame a Deus com paixão, com emoção.
A força fala de poder, capacidade. Ame a Deus com toda a sua capacidade e demonstre isso através dos seus atos. Amar a Deus com toda a sua força é não medir esforços para servir a Deus, é você centrar toda a sua energia na obra de Deus e não nas suas obras ou pior, nas obras do mundo.
Amamos a Deus assim?
Como está o teu sentimento de existência? Quando acorda pela manhã e toma consciência que existe Deus surge em tua mente?
Como estão os teus sentimentos em relação a Deus? Consegue vibrar, emocionar-se ao entrar na presença de Deus? Ou o ama de forma fria e vazia?
Como está a tua força para Deus? Dedica-se o máximo para servi-lo no seu reino, ou tem deixado apenas as sobras para Deus e quando deixa?
Esse é o tipo de amor que Deus requer de nós, um amor exclusivo. Longe dos deuses que podem atrapalhar esse amor.

6:12-15 guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. O SENHOR, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás. Não seguirás outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que houver à roda de ti, porque o SENHOR, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do SENHOR, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.

Israel não deveria esquecer de Deus, mas sim temê-lo e nunca servir a outros deuses. Esse era o sentimento que preocupava Moisés, a adoração a outros deuses. Foi isso também que Deus expressou nos mandamentos Dt 5.7-8. A idolatria é uma demonstração de um amor dividido, de amor que não é sincero, de amor que foi trocado, deixado por outro, abandonado.
No verso 15 a grande razão para o povo não cair na idolatria, é que Deus é um Deus zeloso. Note que em Dt 5.9 esta razão também é apresentada.
Esta palavra Zelo indica um emoção muito forte em que o sujeito deseja alguma qualidade ou a posse do objeto. O que Deus deseja de nós? O nosso amor.
Esta palavra também é traduzida como inveja, ciúmes. Mas vamos examiná-la quando se refere a Deus.
Quando a Bíblia diz que Deus é zeloso ela quer dizer que Ele tem ciúmes de nós com os deuses.
Josué repetiu as palavras de Deus/Moisés afirmando que Deus é zeloso e que não toleraria a idolatria do seu povo. Js 24. 14-25. Em Ezequiel (8.3) é destacado que a  idolatria provoca o ciúmes de Deus.
Quais deuses têm feito com que o teu amor por Deus seja dividido? O que tem acontecido que você tem deixado de amar a Deus de forma exclusiva?

Saiba que Deus requer um amor exclusivo e não se conformará em ser traído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário