domingo, 1 de junho de 2014

O AMOR DE DEUS É ETERNO.


            Esta verdade aparece em  Jeremias 31.3 onde diz: “... com amor eterno eu te amei…” Este texto nos mostra que o  amor de Deus é ETERNO. A palavra eterno significa para sempre, perpétuo, para todo o sempre.
A partir deste versículo e examinando outras passagens de Jeremias podemos aprender algumas lições sobre o amor eterno de Deus.
Por Deus nos amar de maneira eterna não quer dizer que Ele aceitará qualquer amor de nós.
O profeta Jeremias foi chamado por Deus para pregar a uma nação rebelde e idólatra. Jeremias desenvolveu um ministério de 40 anos de pregação ao povo de Deus, durante os cinco últimos reis de Judá entre 627-586. 
Deus através do seu profeta clama contra aquela nação que lhe faltava amor. Um nação ingrata e rebelde com Deus.
No capítulo 2 de Jeremias ele destaca que Israel esqueceu de amar somente a Deus e amou os ídolos. É como se em Israel todos tivessem combinado para não pensar em Deus. Ninguém falava mais em Deus, faziam de conta que ele não existia. Por isso que Deus diz que ninguém perguntava por Ele.
Por Deus nos amar, não quer dizer que podemos esquecer dEle. Não podemos ter uma confiança ímpia no amor de Deus, quer dizer, termos uma má conduta e pensamos porque Deus me ama Ele vai me guardar. 
O amor de Deus é eterno por nós, e essa verdade deve nos levar a cada dia melhorarmos nosso amor por Ele, nunca o contrário.
Deus requer de nós um amor que sempre O reconheça em nossos caminhos, um amor que nunca duvide dEle, e um amor que nunca seja deixado pelos ídolos.
Muitos vezes agimos como o povo de Israel, no começo somos amorosos para com Deus, declaramos, escrevemos para todos que amamos a Deus. Mas, depois que o tempo passa, o amor esfria, e podemos chegar ao ponto que Israel chegou; esqueceu de Deus e foi atrás de dos ídolos.
E Deus pergunta para nós: Que imperfeição você achou em mim para ir após outros deuses? Quando eu não te correspondi com amor para você não me amar?
Deus sempre nos ama, e não tem nenhum momento na nossa vida que Ele não demonstre seu amor por nós, sendo assim, Ele requer de nós uma correspondência ao seu amor.  Deus não aceitará seu amor de qualquer forma, Ele quer que o você o ame como Ele merece. Reveja o seu amor por Deus.
 Por Deus nos amar de maneira eterna Ele nos corrigirá para que o nosso amor possa se parecer com o dEle.
Como Israel não deu ouvidos a voz de Deus que declarou seu amor por eles, Deus resolveu os punir com o castigo do cativeiro babilônico.
No capítulo 25.8-11 Deus advertiu seu povo, mas, foi em vão. Agora eles passariam 70 anos na babilônia, sofreriam a correção de Deus, para assim poderem demonstrar o verdadeiro amor por Deus.
A disciplina de Deus deve ser aceita por nós. Deus disciplinou o seu povo como uma demonstração do seu amor. Deus várias vezes tinha advertido esse povo, mas sem sucesso. Israel só se livraria da idolatria se passasse pelo cativeiro. E foi realmente o que aconteceu, somente depois do cativeiro babilônico Israel deixou de ser idólatra.
Em algumas ocasiões não queremos amar a Deus de modo correto, por isso, Ele usa sua disciplina, e as vezes de modo severo, para que possamos ter o nosso amor parecido com o dEle.
Deus nos disciplina porque nos ama. Não que Deus tenha prazer em nos fazer sofrer, mas porque optamos sofrer para termos o nosso amor purificado para agradar a Ele.

Por Deus nos amar de modo eterno Ele irá nos restaurar para desfrutarmos do seu amor eterno.
Apesar da grande rebeldia de Israel, Deus em sua grande graça, promete que um dia restauraria seu povo. Em capítulo 29.10 Deus diz que após cumprisse o período do cativeiro Deus mudaria a sorte desse povo.
Em capítulo 31.1-6 Deus traria seu povo de volta a sua terra e faria com ele uma nova aliança. A disciplina de Deus deve ser cumprida na nossa vida. Note que o povo seria restaurado após se cumprirem os 70 anos, e então, eles buscariam o Senhor de todo o coração.
Não queira encurtar a disciplina de Deus. Para você ser restaurado precisa passar pela prova completa. É como alguém que quebrou o pé. O médico lhe deu 30 dias de repouso e gesso, mas no 12º dia ele tirou o gesso e começou a andar. O que pode acontecer? Ficar uma sequela para o resto da vida. Talvez nunca mais aquele pé fique restaurado.
Deus quer nos restaurar e por isso precisamos aceitar sua disciplina. Somente se passarmos pela disciplina de Deus é que seremos restaurados para exercermos um amor verdadeiro por Ele. 
Pr Francisco Soares Teixeira Júnior       

Nenhum comentário:

Postar um comentário