sábado, 8 de agosto de 2020

O que causou a Morte Espiritual?

         Definimos morte espiritual como o final da existência do relacionamento entre Deus e o homem. Além disso, a morte colocou o homem em um caminho de sentido oposto ao de Deus, criando um estado de inimizade contínua e ofensiva da parte do homem para com o seu Criador.

Além de apresentar uma definição sobre a morte espiritual, a Bíblia nos diz a sua causa. O relato de Gênesis 3, na história de Adão e Eva, marca o início da morte na humanidade ocasionada pelo pecado.

Em Gênesis 1 e 2, no relato da criação divina, Deus criou todas as coisas e também o homem conforme a sua imagem e semelhança. No capítulo 2.17, o Senhor faz uma advertência a Adão sobre a possibilidade da entrada da morte na história humana. O texto de Gênesis 2.16-17 diz: “E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Há uma tríplice advertência nesses versos. A primeira está na ordem de Deus. O versículo diz: “e ordenou o SENHOR Deus”. Era uma ordem que o homem deveria cumprir. Em segundo lugar, há a partícula negativa “não”, “não comerás”. E por último, a dupla advertência no final do verso 17, que nossas versões traduzem com o advérbio de afirmação, “certamente morrerás”, na gramática hebraica, há uma ênfase destacada pela repetição dos mesmos verbos, ficando: “morrendo morrerá”.

Esse mesmo conteúdo que foi dado a Adão foi transmitido e repetido por Eva diante do diálogo com a serpente: Gn 3.2-3 “Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.

Eva foi bem enfática no que diz respeito às ações que evitariam a entrada da morte. Ela disse: não comer, não tocar, para não morrer. Apesar da ordem de Deus está clara na mente de Eva, foi cedida pela ênfase da afirmação negativa da serpente, ao invés da ênfase positiva de Deus. Deus disse: “certamente morrerás”, o diabo colocou apenas um não: “É certo que não morrerás.

Com a desobediência de Adão e Eva, o pecado foi gerado, e consequentemente, a morte. O pecado trouxe o fim da existência daquele homem que perfeitamente se relacionava com Deus. O pecado fez nascer a morte espiritual provocando uma quebra de intimidade e um afastamento do homem de Deus.

Agora o homem morto espiritual, contaminado com o pecado, foi expulso do jardim onde desfrutava da presença santa de Deus, e além disso, também foi sentenciado à morte física.    

Deus os expulsou de sua santa presença, pois o homem agora conhece o mal pela experiência, e é portador do mal. Essa maldade seria não somente transmitida, mas ampliada na vida dos seus descendentes, causando-lhes também a morte espiritual.  Seres contaminados com a maldade e maldição do pecado, e por isso, distantes de Deus.  

A morte espiritual teve seu início na desobediência de Adão e Eva. Ao permitirem o pecado entrar em suas vidas, eles mataram o homem espiritual que Deus criou, dando vida a um novo homem, um homem morto criado pela morte.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário