terça-feira, 11 de maio de 2010


DISCIPULADO
Todo novo crente precisa ser acompanhado para assim desenvolver sua vida cristã de modo saudável e coerente com as sagradas Escrituras. Este acompanhamento chamamos de DISCIPULADO, que seria o processo de ensino e aprendizado teórico e prático dos princípios da Palavra de Deus. Conta-se para o acontecer do discipulado com um professor e um aluno, em uma linguagem mais bíblica, um mestre e um discípulo.
O discipulado é facilmente visto nos evangelhos. Jesus sabia que não deveria fazer tudo sozinho, até porque em três anos mesmo que trabalhasse 24 horas não iria conseguir fazer tudo, precisava treinar uma equipe com discipulado.
Em primeiro lugar Jesus convoca discípulos.
Jesus ao iniciar seu ministério foi andando e chamando pessoas. (Mt 4.18-22.)Jesus escolheu 12 discípulos. Em Lucas 6 é mencionado como Jesus fez para escolher seus discípulos. A escolha não foi baseada nos méritos, posição social, desenvoltura, oratória, mas a base de tudo foi a oração. Jesus passou a noite inteira em oração para escolher seus discípulos.
Em segundo lugar Jesus convive com os discípulos. Jesus conviveu com eles três anos. Em Lucas 6.17 é dito que Jesus desceu com eles, e quando lemos o NT percebemos que Jesus viveu com eles, se alimentou com eles, esteve dia a dia com seus discípulos. Mt 14.13.
Aprendeu qual eram as necessidades básicas e essenciais de suas vidas. Jesus conheceu pessoalmente cada um dos seus discípulos. Seus defeitos e virtudes, sua generosidade e seu egoísmo. Seus pontos fracos e fortes. Jesus sabia o que os seus discípulos precisavam.
Em terceiro lugar Jesus ensinou os discípulos.
Em Mateus 5.1 é dito que Jesus passou a ensinar as multidões e seus discípulos. Jesus cuidou da área intelectual e espiritual dos seus discípulos.
Jesus os ensinou sobre a cruz. Cada um deve dia a dia tomar a sua cruz. Luta contra o próprio EU.
Jesus os corrigiu quando estavam querendo saber quem era o maior;
Jesus testou a sua fé na tempestade no mar;
Jesus os alertou quando estavam cheios de si, achando que eram capazes de tudo, como foi no caso de sua prisão;
O problema é que muitas vezes desistimos facilmente. Quanto de nós já lutamos três anos com algum irmão, orando por ele, convivendo com ele, ensinado-o? A maioria de nós, creio que não tem a paciência e perseverança de Jesus. Queremos ver os resultados logo, no primeiro ou segundo mês.
Talvez se tivéssemos um Pedro para discipular, rapidamente iríamos desistir dele, esse cabra não da certo, é muito explosivo, não vai mudar, não vale a pena investir nele.
Ou um Tiago e João, esses só querem ser os melhores, gostam muito de se destacar, não dá certo, se tem alguém que deve aparecer aqui sou eu.
Judas, esse é que não queríamos mesmos, é avarento, nunca paga os lanches.
Tomé, é muito pessimista, não acredita em nada, só acredita nas coisas quando vê.
Mas quando olhamos a longo prazo como Jesus fez, iremos perceber que vale a pena nessas vidas até porque alguém também teve paciência e perseverança conosco.

Um comentário: