segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Discipulado - Parte 2



Em quarto lugar Jesus enviou os discípulos.
Em Mateus 10 Jesus enviou seus discípulos, Ele deu oportunidade, sem medo de se sentir inferior, ou de que eles viessem ser bem sucedidos.
Jesus os enviou dando-lhes instruções, direcionando-os, alertando-lhes sobre o perigo que iam correr. No verso 16 Jesus diz a eles que seriam enviados como ovelhas ao meio de lobos, e que deveriam ser prudentes como a serpente e simples como as pombas.
Muitas vezes não temos coragem de dar oportunidade para nossos discípulos. Pensamos que se ele fizer melhor, o que será da minha reputação. Temos medo de outras pessoas serem elogiadas. Pecamos quando deixamos de entender que a igreja é um corpo que tem muitos membros e que cada um tem a sua função. Não devemos ter medo do desenvolvimento espiritual dos nossos irmãos. Lembre-se, o que está em questão não é nossa posição, mas o crescimento do Reino de Deus.

Em quinto lugar Jesus animou os discípulos.
No final do processo de discipulado os discípulos tiveram uma grande decepção. No momento em que mais Jesus precisava eles o desamparam. No Getsêmani, Pedro, Tiago e João dormiram enquanto Jesus agonizava em oração(Mt 26.37)
Quando Jesus foi preso, além de ser traído por um dos discípulos, foi abandonado por todos os outros(Mt 26.48, 56), e se isso não fosse o bastante, ainda foi negado três vezes por Pedro(Mt 26.75).
Mesmo assim, Jesus não desiste deles e aparece várias vezes após sua ressurreição, esclarece a dúvida dos discípulos no caminho de Emaús(Lc 24.13ss), tira dúvida de Tomé(Jo 20.24-25) e dos demais(Lc 24.38), e ainda quando eles tinham voltado a pescar, Jesus aparece e prepara um belo pescado, e exorta especificamente a Pedro, testando o seu amor, e o encabeçando como um dos líderes do seu rebanho( Jo 21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário