segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

É no Espírito que devemos andar.

Nesta semana que passou o Brasil parou para a realização do carnaval, festa que tem suas origens na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa.

No Brasil a festa chegou a partir de 1723 sob forte influência europeia e perdura ainda até os dias de hoje, não tão diferente de como era feito em suas origens. Sabemos que o carnaval como seu próprio significado nos diz, é um período em que há um grande incentivo aos prazeres da carne. Os homens nesse período sentem-se mais a vontade para satisfazerem os desejos da natureza pecaminosa.

No entanto, para os verdadeiros cristãos, esta festa está em contradição com os princípios que Deus ensina em sua Palavra, pois o Apóstolo Paulo escrevendo ao povo de Deus que morava na região da Galácia (Ásia Menor), na carta aos Gálatas, por volta da década de 50 d.C. já os exortava a andar no Espírito e não na Carne.

Aos Gálatas 5.16-17

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

Deste texto podemos aprender algumas lições:

Andar no Espírito é uma ordem para o crente (Gl 5.16)

Note que o verbo está no modo imperativo, indicando uma ordem por parte de quem fala. Andar no Espírito não é opcional para o crente, mas sim um dever, faz parte das suas obrigações cristãs, ou melhor, caracteriza-o como cristão.

Andar no Espírito é um padrão para o crente (Gl 5.16)

A palavra andar significa comportar-se, conduzir a vida. Significa um tipo de comportamento que devemos ter. Na vida desenvolvemos certos hábitos que se tornam padrões para nós; da mesma forma, andar no Espírito é o padrão de vida que todo cristão deve ter, almejar, buscar, lutar para conseguir.

Andar no Espírito ajuda-nos a não satisfazer os desejos da carne (Gl 5.16)

A palavra concupiscência significa “um forte desejo” pelas coisas proibidas. Um desejo incontrolável que requer sua satisfação. Seria como se Paulo dissesse assim: Vivam de acordo com o Espírito de Deus e não completeis os desejos proibidos da vossa natureza pecaminosa.

Andar no Espírito ajuda-nos a vencer as batalhas espirituais (Gl 5.17)

Paulo também nos mostra que há uma luta entre a carne e o Espírito. Porque a Carne, a nossa natureza pecaminosa, tem desejos que são contrários aos desejos do Espírito. Os dois estão em ação contínua de oposição. E o que vai vencer será o que mais você se alimentar.

Alimentar o Espírito requer disciplina. Oração, meditação na Palavra, jejum, comunhão com os irmãos e serviço são algumas maneiras de alimentar o Espírito. Já alimentar a carne é só não praticar nenhum desses itens citados acima. É preciso reconhecer que há uma luta interna na vida do cristão e que precisa preparar-se para vencer.

Esse é o desafio para aqueles que dizem ser cristãos, dizer não a cultura pecaminosa dessa sociedade pervertida e sim aos exercícios espirituais que nos aproximam mais de Deus e do caminhar cristão.

Pr Francisco Júnior:

Nenhum comentário:

Postar um comentário