quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

AMOR PERSISTENTE



A persistência tanto pode ser uma virtude, quando se fala de alguém que é perseverante, firme, constante, quanto um defeito, quando se refere a alguém teimoso, que persiste no erro.
Quando falamos que Deus ama de modo persistente, queremos dizer que: APESAR DE NOSSOS PECADOS DEUS CONTINUA NOS AMANDO. E para comprovar isto gostaria de mencionar um exemplo nas Escrituras que destacam o amor persistente de Deus.
JESUS AMOU SEUS DISCÍPULOS ATÉ O FIM
Esse foi o testemunho de João, o evangelista. João menciona que antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de deixar a convivência   com os discípulos, amou –os até o fim. (13.1)
É interessante que não é Jesus quem diz que amou seus discípulos até o fim, mas alguém que provou desse amor dá testemunho do amor perseverante de Jesus.
A palavra fim, do grego Telos, na sua origem significava: “O ponto culminante onde termina uma etapa e começa outra, depois veio a significar o alvo, o fim, maduro, completo, perfeito”.
Em nosso texto, entendo essa palavra de duas formas:
Jesus amar seus discípulos até o fim significa que Jesus os amou enquanto esteve com eles, até a etapa final do seu ministério terreno, antes de sua ascensão. Pois é isto que João enfatiza, no verso 1, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o pai, tendo amado seus discípulos que estavam no mundo, amou-os até o fim. 
Amar até o fim, também significa que Jesus os amou com um propósito aperfeiçoador. Em João 17.23 Jesus ora para que seus discípulos fossem aperfeiçoados em unidade. Jesus esperava que eles atingissem o alvo, que chegassem ao fim, a unidade.
Amar até o fim, João 13, significa que Jesus queria que eles fossem aperfeiçoados em humildade, pois é isto que os versos seguintes indicam. Jesus vai lavar os pés dos seus discípulos, dando-lhes um grande exemplo de humildade. A humildade aqui ligada ao servir aos outros era uma virtude ainda difícil de ser cultivada na mente dos discípulos, nos outros evangelhos há relatos de brigas entre eles para saber quem era o maior. Jesus aqui mais uma vez tenta corrigir essa falha no caráter dos seus discípulos como prova do seu amor persistente por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário