domingo, 9 de setembro de 2012

Quem é Deus para você?




Muitos podem pensar em Deus como aquele ser que foi criado pelos homens para acalmá-los dos seus medos e fraquezas. Chegam até a dizer que não foi o homem criado a imagem de Deus, mas Deus foi criado a imagem e semelhança do homem, estes veem Deus apenas como uma terapia, algo para ajudar a viver melhor.
Outros podem imaginar Deus como um policial do universo, sempre pronto para punir os homens caso falhem com Ele, caso quebrem suas regras; estes vivem com medo dos castigos divinos e os tem como um deus vingativo e sempre irado.
Ainda há aqueles que veem Deus como um  amoroso e compassivo avô que sempre passa a mão na cabeça dos seus netinhos e os aceita sem nenhuma correção, estes tem vida baseada na falsa impressão que no final Deus perdoará todos e tudo vai ficar bem.
Além destes, existem aqueles que têm a crença em um deus longe que está na sua glória, no céu e que não está interessado de maneira alguma nos acontecimentos da terra e dos seres humanos em si. Vivem com uma crença em um deus distante e desinteressado de sua criação.
No entanto, no livro de Êxodo temos um retrato maravilhoso de Deus, pintado por Moisés com o pincel e a tinta do Espírito Santo. Neste retrato temos um Deus atento, presente e amoroso para com seu povo. Um Deus altamente pessoal e presente na vida dos seus filhos.
O povo de Israel estava em intenso sofrimento. Chegaram apenas 70 pessoas e com o passar do tempo se multiplicaram causando grande medo ao rei do Egito.
A sua primeira estratégia foi impor sobre eles trabalhos forçados. Foi sem resultado, quanto mais os afligiam mais eles se multiplicavam. A segunda, foi fazê-los trabalhar com dureza. A terceira, foi matar todos os meninos que nascessem, mas também foi sem resultado. A quarta, foi jogar todos os meninos no rio Nilo.
Era este o contexto do povo hebreu no início do livro de Êxodo, muito sofrimento. Talvez eles estavam perguntando: onde está Deus? Que tanto sofrimento é esse? Será que Deus não está vendo? Deus não vai fazer nada?
Essas e outras perguntas permeiam nossas mentes diante do sofrimento e dependendo de cada um, pensamos que estamos sozinhos e que o Senhor nos abandonou.
No entanto, neste exemplo bíblico do sofrimento do povo de Israel aprendemos como Deus de fato é, um Deus conhecedor de todo o sofrimento e ativo em favor daqueles a quem ama.
            Em Êxodo conhecemos um Deus que está atento para o sofrimento do seu povo. No capítulo 2 versículos 23-25 e em capítulo 3 versículo 7, Moisés destaca a atenção de Deus para com seu povo, ao usar as expressões: Deus ouviu o seu gemido (ouvir e responder a oração). Deus lembrou-se da aliança (Prestar atenção no sentido de agir em favor de). Deus viu os filhos de Israel (expressa o olhar provedor de Deus, olhar e fazer algo). Deus atentou para sua condição (É usada para designar o conhecimento que Deus tem do homem e de seus caminhos).
          Nestes versículos podemos ver de fato como Deus é. O Deus conhecido por Moisés, o Deus que tinha uma intimidade profunda com o profeta, por isso é descrito dessa maneira. A intimidade de Moisés com Deus fez com que ele o descrevesse assim. O conhecimento verdadeiro e profundo que Moisés tinha com Deus o levou a pintá-lo dessa forma.
Se dependesse de sua intimidade com Deus, como ele seria descrito? Se hoje fosse possível escrever um livro sobre Deus, como Ele seria apresentado por você? Como Moisés o apresentou? Ou apenas um dos deuses que vimos no começo da mensagem?
Esse é o nosso Deus, o Deus que está atento. Sabe naqueles momentos que você está gemendo de tanta dor, naquelas horas em que você está sofrendo muito e colocando sua causa perante Ele, seja um esposo, duro que te faz gemer, seja um filho rebelde que te faz chorar, seja uma esposa rixosa que te faz clamar, seja um patrão corrupto que te faz sofrer, sejam pais ausentes que causam danos a você, seja qual for o teu gemido, tenha certeza que Deus está ouvindo, por mais que você se sinta sozinho, Deus está ouvindo, por mais que teu sofrimento seja demasiadamente silencioso, Ele está ouvindo. Por mais que ninguém saiba do teu sofrimento, na verdade às vezes, é até fácil escondermos nossos sofrimentos, ou mesmo até as pessoas não perceberem nossas aflições, mas saiba de uma coisa, Deus não tampa os ouvidos para o choro dos seus filhos.
Deus está vendo o nosso sofrimento, está olhando quando somos injustiçados, está vendo quando somos desprezados por conta da nossa fé, está com os seus olhos em nós quando estamos em lágrimas de sofrimento, quando estamos no poço da aflição, quando a vida está amargando de tanta dor, Deus está olhando para nós com o seu olhar provedor, e no momento certo Ele agirá em teu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário