segunda-feira, 15 de abril de 2013

RESGATANDO A ESSÊNCIA DO CASAMENTO


         
  Certo dia fui a feira e inevitavelmente ouvi a conversa de duas mulheres feirantes sobre a vida conjugal delas e de uma terceira que não estava presente. Elas conversavam sobre a o relacionamento de uma mulher com um homem casado, mencionavam o quanto esta mulher havia dado a ele tudo do bom o do melhor, mas que ele não era capaz de deixar a sua esposa para viver somente com ela.
            Elas lamentavam por este homem não ser o marido delas, e diziam que até incentivava eles a arranjarem uma mulher dessas, pois estavam cansadas de acordar cedo para trabalhar na feira, de andar de moto por todos os lados, pois o gigolô andava de Cross Fox.
            Mas, porque os relacionamentos conjugais chegam a este ponto? Em que mulheres preferem dividir os maridos em trocas de conforto material? Em que mulheres compram relacionamentos? Em que homens se vendem?
            A razão é simples: PERDERAM A ESSÊNCIA DO CASAMENTO. Não sabem o que faz um casamento ser um casamento. Não sabe o que é essencial a um casamento.
A essência é o que faz com que uma coisa seja o que ela é. Mas o que faz um casamento ser um casamento? Quais são elementos essenciais de um casamento? Para respondermos esta pergunta precisamos voltar para a criação do casamento, examinar o que foi essencial para a sua instituição, e o que levou o casamento a existir, como Deus planejou o casamento na sua essência.
Mediante esta introdução fica mais que claro que hoje precisamos resgatar a essência do casamento, trazer o casamento ao seu molde original, fazer com que os nossos casamentos cumpram o propósito pelo qual foram criados.
           Em primeiro lugar:
Na sua essência casamento é uma instituição boa – Gn 1.27,31.
Tudo o que Deus criou foi bom. Sem a presença da maldade.
Na sua essência o casamento não foi criado complicado. Não foi criado para acabar, para haver brigas e desentendimentos, não foi criado para a violência, para opressão, humilhação, para destruição de vidas.
Aquelas piadas sobre casamento não existiam no Éden, piadas tipo: Se casamento fosse bom não precisava de testemunha.
Deus criou o casamento recheado de bondade, o grande problema foi porque o homem trouxe a maldade para o casamento. A desobediência de Adão e Eva as ordens de Deus trouxe o pecado, acabando com a bondade que havia no casamento.
Em segundo lugar :
Na sua essência o casamento foi criado para companheirismo – Gn 2.18.
Não é bom que o homem esteja só. Foi o próprio Deus que decidiu criar a mulher para fazer companhia ao homem. Não foi um pedido do homem, foi uma atitude divina de graça em relação ao homem. Talvez ele estivesse meio capiongo pelas moitas, meio isolado pelos arbustos, mas não pediu nada, foi Deus quem fez assim.
 Não tinha nenhum animal que satisfizesse a necessidade de companheirismo do homem. Cachorro, gato, cavalo, papagaio, etc. Somente a mulher iria satisfazer essa necessidade do homem. Era como se homem estivesse querendo a sua costela que fora tirada.
Resgatar o companheirismo no casamento é algo a se fazer hoje. Seu conjugue é seu companheiro. Resgatar o prazer da convivência com seu conjugue é voltar a essência do casamento. Amar estar com ele, sair com ele, passear com ela, se divertir com ela, isso é companheirismo. 
Em terceiro lugar: 
Na sua essência o casamento trouxe alegria e satisfação – Gn 2.23
Quando Adão acordou do seu sono, ele não quis nem saber da cirurgia que Deus tinha feito nele, nem se estava faltando algum osso. Posso até imaginar a cena: quando avistou Eva, Adão todo alegre, com um sorrizão no rosto, achei alguém que agrade a minha vista:
Esta, afinal, é ossos dos meus ossos
E carne da minha carne
Chamar-se-á varoa,
porquanto do varão foi tomada.
 Adão sentiu-se alegre a satisfeito com a mulher que Deus criou, fez até versos, uma poesia belíssima. Perceba a combinação das palavras.(osso, ossos, carne, carne, varão, varoa)

Resgate a alegria e satisfação do seu casamento. Talvez para alguns tem sido difícil. Atitudes de ambos tem trazido tristeza e apagado o brilho do amor no casamento, mas ainda há tempo.
Relembre como foi no principio do relacionamento, e empolgação de ambos, a alegria por ter encontrado o seu companheiro, a certeza de ter achado alguém que trouxesse prazer para tua vida, lembre-se dos versos que fez para ele, das cartas longas que escreveu declarando seu amor.
Resgate o prazer do seu casamento. A ideia é que os defeitos percebidos pelo longo dos anos de convivência não destrua a satisfação de tê-lo como esposo, esposa, mas que as virtudes possam compensar e a alegria e satisfação do primeiro encontro possam permanecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário