sábado, 19 de março de 2016

O Espírito Santo, rios de água viva.



Das várias figuras que as Escrituras usam para comparar Deus está a água. Para os personagens bíblicos, Deus é uma fonte de água viva, um manancial de água cristalina e perene, o elemento mais usado pelo homem, e mais importante para sua sobrevivência, a água.
Em João 7 o Espírito Santo é comparado a um rio de água viva que flui no interior daqueles que creem em Jesus Cristo.
 João 7.37-39
37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
Destes versos destaca-se três verdades:
1-      Jesus faz um convite
2-      Jesus mostra a excelência do convite
3-      João explica o significado do convite

No verso 37 João registra que esse convite feito por Jesus se deu no último dia da festa, se observares nos versos anteriores, notarás uma referência a festa dos Tabernáculos, que durava sete dias. Nesse período os judeus faziam tendas e moravam nelas, para lembrar o período em que viveram no deserto, quando saíram do Egito. Era comum o rito de tirar água e acender lâmpadas.
Usando esta prática dos judeus, Jesus faz um convite a eles: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Jesus cita Isaías 55.1 onde Deus convida ao seu povo a saciar sua sede nEle.
Durante alguns séculos antes de Jesus, desenvolveu-se a tradição de que, nos sete dias da Festa dos Tabernáculos, um vasilhame de ouro cheio de água provinda do poço de Siloé, era levado em procissão pelo sumo sacerdote para o Templo.
Quando a procissão chegava ao Portão da Água no lado sul do átrio interno do templo, três toques de trombetas eram soados para marcar a alegria da ocasião, e o povo recitava Is 12.3: “Vós com alegrias tirareis, tirareis água das fontes da salvação”.
No templo repleto de espectadores, os sacerdotes marchavam em volta do altar com o vasilhame cheio de água, enquanto o coral do templo cantava os salmos 113-118. A água era oferecida em sacrifício a Deus na hora do sacrifício matutino. O uso da água simbolizava a bênção de chuva adequada para as plantações.
Jesus usou esse acontecimento como lição prática e oportunidade para fazer um convite público no último dia da festa para as pessoas o aceitarem como a água viva.
Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Jesus mostra o resultado na vida de quem aceita o seu convite. Diferente da expectativa do povo de bênçãos materiais provindos da chuva, Jesus mostra a excelência de suas bênçãos espirituais sobre a vida daqueles que aceitassem o seu convite.
38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Provavelmente Jesus está citando Isaías 58.11 que diz: O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.
Para quem morava em um ambiente árido e dependente de água, essa mensagem de Jesus é muito impactante. E olhando as várias promessas de Deus para Israel no AT, notamos que sempre água e rios estão envolvidos.
Is 12.3: “Vós com alegrias tirareis, tirareis água das fontes da salvação”.
Is 43.20 “Os animais do campo me glorificarão, os chacais e os filhotes de avestruzes; porque porei águas no deserto e rios, no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu escolhido”,
Is 44.3 - Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes;
Ez 47.1 - Depois disto, o homem me fez voltar à entrada do templo, e eis que saíam águas de debaixo do limiar do templo, para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas vinham de baixo, do lado direito da casa, do lado sul do altar.
Mas o que Jesus quis dizer com “do seu interior fluirão rios de água viva”. Esta é uma das passagens que agradecemos a Deus por já ter sua interpretação.
João faz a observação que Jesus estava se referindo ao Espírito Santo, viria sobre aqueles que cressem em nEle.
O Espírito Santo era uma promessa desde o Antigo Testamento. A passagem de Isaías 44.3 compara a vinda do Espírito como a água sobre a terra.
Is 44.3-4 - Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes; e brotarão como a erva, como salgueiros junto as correntes de águas.
Jesus mostra muito claramente ser a fonte da água da vida, e o seu Espírito o rio de água viva. Como mencionamos, para uma terra seca e árida a ilustração da água causaria um impacto muito forte.
Jesus ainda acrescenta que o Espírito Santo, até aquele momento ainda não havia sido dado, pois Jesus ainda não tinha sido glorificado. O ministério pleno do Espírito Santo, só se daria quando Jesus fosse para o céu e o enviasse como o consolador.
Algumas lições:
Aqueles que ainda não creram em Jesus nunca desfrutarão de uma vida abundante, apenas uma grande seca.
Aqueles que creram em Jesus podem ter a certeza que o Espírito Santo transformará sua vida que é como um deserto, em um grande pomar.
Aqueles que creram em Jesus podem ter a certeza da habitação do Espírito Santo em sua vida. Na verdade, ele é o penhor da nossa salvação. Ef 1.13-14.
Aqueles que creram em Jesus devem zelar para que suas vidas exalem a vida plena do Espírito Santo.
Aqueles que creram em Jesus devem entender que vida plena em Jesus se dá pela ação espiritual do Espírito Santo produzindo nova vida e transformação a cada dia.
Aqueles que creram em Jesus precisam valorizar a vida no Espírito Santo, enchendo dEle, e nunca o entristecendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário