sábado, 23 de julho de 2016

As confissões de Jó





Todos conhecemos a história de Jó, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Sabemos que de maneira inesperada sua vida, em uma linguagem popular, virou o avesso. Pois, em um só dia Jó passou de um homem abastardo de bens materiais, a um homem pobre no pó e na cinza; de uma família grande com muitos filhos e bem sucedida, para apenas uma esposa blasfemadora; de um homem de grande prestígio social, e muitos familiares, para atenção de apenas três amigos acusadores; de um homem pleno em saúde para alguém com um corpo cheio de chagas.
Acredito também que todos sabemos do final da história de Jó, de como Deus o abençoou grandemente, corrigindo a teologia errada dos seus amigos e os fazendo seus intercessores, restaurando o seu relacionamento familiar, restituindo seus bens e lhe dando novos filhos e filhas, e ainda, uma oportunidade de ver quatro gerações de sua família e morrer velho e farto de dias.
Esta é a história de Jó que costumamos conhecer. Mas entre o avesso e o desavesso da vida de Jó muitos fatos importantes aconteceram. Por exemplo, você já ouviu falar nas confissões de Jó? Esta é a parte da história de Jó pouco conhecida que estou chamando: As confissões de Jó.  
Estas confissões estão registradas no capítulo 42 de seu livro. Ele confessa várias verdades sobre Deus e sobre ele mesmo, mas resumindo, poderíamos dizer que a confissão principal de Jó foi:  Eu não conhecia Deus.
Com “Eu não conhecia Deus”, não estou dizendo que Jó não sabia nada sobre Deus, seu poder, seus atributos, sua grandeza e soberania, ou mesmo que ele era um incrédulo pagão. Na verdade, os capítulos anteriores mostram que Jó, para sua época, de fato tinha um grande conhecimento teológico sobre Deus, sobre sua criação, sua justiça.
Todavia, nas palavras de Jó, há um conflito entre o que ele sabia sobre Deus, e o que ele concluía das circunstâncias que estava enfrentando. Jó vivia um momento de grande tensão, entre as verdades sobre Deus, e a realidade em sua vida.
O não saber o porquê da sua condição de vida, o levou a desconhecer a Deus. A falta de respostas aos porquês de Jó, e as conclusões precipitadas e erradas, criaram uma tensão entre o que Jó sabia sobre Deus, e o que ele cria diante de sua atual condição de vida.
Mas o que aconteceu na vida de Jó que mudou sua visão de Deus? O que aconteceu para que as nuvens escuras da falta de fé desaparecessem? O que houve para que Jó reconhecesse a sua falta de conhecimento de Deus? O que aconteceu? Será que Deus respondeu aos porquês de Jó? Será que Deus explicou “tintim por tintim”, que tudo o que aconteceu com ele não era por conta de seus pecados, e nem por Deus está com raiva ou distante dele, mas por que o Diabo tinha duvidado da sua integridade, e as provações foram permitidas...
Foi isso que Deus fez? Não. Deus não deu nenhuma resposta a Jó. Não explicou nada da razão do seu sofrimento, e muito menos respondeu aos seus porquês. Na verdade, talvez Jó, nunca tenha sabido de fato o porquê tudo aconteceu com ele.
Deus não lhe deu resposta nenhuma, pelo contrário, exigiu respostas a Jó.  Por exemplo, no capítulo 38, Deus falou com Jó perguntando: quem é este que com sua falta de conhecimento escurecia os seus desígnios?
Deus faz várias perguntas a Jó que são incapazes de terem respostas, todavia, observe que não foram as perguntas sem respostas que mudaram a visão de Jó, porque pergunta sem repostas sobre Deus ele já tinha muitas, mas foi o fato da ação soberana da graça de Deus em se revelar a Jó.
Deus na sua infinita graça e misericórdia, sem nenhuma obrigação, revelou-se de modo soberano e poderoso ao seu servo Jó, não respondendo aos seus questionamentos, mas fazendo-lhe perguntas que jamais seriam respondidas, e que estas perguntas sem respostas, satisfizeram a sua alma, e o levou a conhecer um Deus antes desconhecido por ele. 
Jó não teve resposta ao questionamento de Deus. Apesar das várias perguntas feitas por Deus e da falta de resposta, Deus faz mais uma série de perguntas a Jó, e no capítulo 42, novamente Jó se pronuncia respondendo ao Senhor, fazendo uma belíssima confissão. O que tenho chamado de a confissão de Jó, que resumi, eu não conhecia Deus.
Bem sei que tudo podes. Jó agora conhece um Deus poderoso, que pode fazer todas as coisas, que não deve ser questionado por ninguém, que não deve respostas a ninguém, e que ninguém é capaz de sair livre em uma audiência com Ele. (42.2)
... e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Jó reconhece que Deus tem vários planos, e nenhum sequer deles será frustrado. Jó reconhece que nada nesta vida foge do controle soberano de Deus, que Ele comanda todas as coisas e que tudo acontecerá de acordo com sua vontade soberana. (42.2)
...falei do que não entendia. Jó reconhece sua falta de entendimento e conhecimento, e de como isso atrapalhava seu relacionamento com Deus. (42.3)
...coisas maravilhosas demais para mim. Jó reconhece um Deus que realiza coisas maravilhosas, fatos extraordinários que só competem a Ele, que somente Ele é capaz de realizar. (42.3)
... e tu me ensinarás. Jó reconhece que deveria escutar e aprender de Deus. (42.4)
... eu te conhecia só de ouvir. Jó reconhece que conhecia Deus só de ouvir, mas que agora desfruta de um relacionamento íntimo e pessoal. (42.5)
... Por isso me arrependo. Jó reconhece o quanto errou e por isso está arrependido. (42.6)

Diante de todas estas verdades sobre Jó gostaria de destacar algumas lições.
Deus tem um plano eterno que inclui todas coisas.
Deus não é obrigado a responder os nossos porquês.
Mesmo os filhos de Deus sofrem as desventuras desta vida.
Nem todo sofrimento dos filhos de Deus é resultado dos seus pecados.
Centralizar nossa vida nos porquês pode obscurecer nosso conhecimento de Deus.
Conhecer a Deus é muito mais do que decorar a Bíblia, é vivê-lo no dia a dia.
Quando sua vida estiver do avesso, saiba que Deus pode desavessar.
 Às vezes, para conhecermos melhor a Deus, precisamos sofrer as desventuras da vida.


2 comentários:

  1. Muito bom! Deus sempre tem um bom propósito quando permite que um filho seu passe pelo sofrimento.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Deus sempre tem um bom propósito quando permite que um filho seu passe pelo sofrimento.

    ResponderExcluir