sábado, 31 de dezembro de 2016

Cuidados com Ano Novo




É bem comum quando se finda mais um ano na história da humanidade, olharmos para trás e avaliarmos o que fizemos durante aquele ano que se passou. Ao percebermos que muitas realizações não foram concretizadas ou mesmo não foram feitas como queríamos, fazemos uma lista de novos sonhos para mais um ano que está prestes a chegar.
Contagiados pelo calor e a euforia que o ano novo proporciona, momento em que nossos sentimentos estão aflorados por mais um ano na história da nossa vida, com toda determinação traçamos nossas metas e objetivos com o firme propósito de cumpri-los com a ajuda do ano novo.
No entanto, apesar de toda a beleza e emoção que o ano novo traz, precisamos entender três verdades sobre os votos para o ano novo: a primeira é cuidado com as desculpas do amanhã. Amanhã farei assim, no próximo ano serei diferente. Quando deixamos para efetuar as mudanças somente depois, estamos nos enganando, massageando nosso ego pecaminoso que é avesso a qualquer mudança para melhor em nossa vida.  Por exemplo, se meu propósito para 2017 é emagrecer, devo começar a comer menos já no jantar de ano novo, caso contrário, todos os dias usaremos a desculpa do amanhã.
A segunda verdade é cuidado com a "magia" do dia. É muito notável que o efeito do ano novo dura apenas um dia, depois que os fogos se apagam e os cumprimentos se vão, um ano novo se inicia fadado a ficar velho a partir do primeiro segundo de sua existência. Então um dia apenas de determinação e empolgação não é suficiente para durar o ano todo, e se colocamos nossas esperanças apenas na magia do dia, com certeza será mais um ano de fracassos.
A terceira verdade é cuidado com a ilusão da vida nova. Uma das frases que sempre ouvimos é: Ano Novo, Vida Nova . Porém, sabemos que a passagem de um dia para o outro não produz vida nova em ninguém. Sabemos que o término de um dia e o início de outro é comum e todos os dias acontece do mesmo jeito durante toda a história do mundo. O ano pode até ser novo, mas se os corações forem velhos, nada de novo acontecerá, e a caducidade dos nossos corações estragará a novidade de mais um ano.
Por isso, o nosso ano só poderá ser novo se nossos corações forem novos. Para isso, temos a promessa de Deus em Ezequiel 36.26 e 27.
Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Um ano Novo só será realmente novo se recebermos de Deus um novo coração. Um coração renovado por Cristo e disposto a obedecer aos seus mandamentos.
Feliz novo coração para esse novo ano.
Francisco Soares Teixeira Júnior

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post, Pr. Júnior. Muito obrigado pela mensagem edificante. Fiz um post no mesmo sentido.

    Segue o link:

    https://farescamurcafurtado.wordpress.com/2016/12/31/primeiro-post-do-blog/

    ResponderExcluir
  2. Grato. Deus nos abençoe sempre com sua Palavra.

    ResponderExcluir