quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Como saber a vontade de Deus?


Saber a vontade de Deus é um de nossos grandes dilemas da vida cristã. Tive um professor no seminário que em uma de suas aulas ele ilustrava esse dilema com o seguinte exemplo: caso ou compro uma bicicleta? Será que é ela? Será que ele? É esse carro? É esse sapato? É essa sandália? É essa profissão? É esse ministério? É esse país que eu vou?

Dúvidas como essas e outras são comuns em nossa vida cristã, mas o que fazer? A dica encontrada nos evangelhos, especificamente em João é que o homem precisa ter uma vida de comunhão com Deus para melhor saber Sua vontade.

O capítulo 6 de João inicia com a multiplicação dos pães e peixes, alimentando 5 mil homens. Depois Jesus de forma milagrosa aparece aos seus discípulos andando sobre o mar, e novamente uma grande multidão está a sua procura, não atrás de salvação, mas de pão. Jesus afirma que era o pão que desceu do céu, e o único que poderia matar a fome espiritual do povo

Nos versos 6.38-40 Jesus mostra claramente aqueles judeus qual seria a vontade de Deus em sua vida, vontade esta que era resultado da comunhão de Jesus com o Pai.

Note que Jesus diz: desci do céu, uma referência a sua origem, Jesus tinha vindo do céu. Antes de Jesus assumir a humanidade Ele existia no céu. No céu Ele desenvolvia um relacionamento com o Pai e o Espírito, um relacionamento de comunhão e amor.

Em João 17.20-26 – a oração de Jesus mostra a grande comunhão que Ele tinha com o Pai. Esta unidade de Jesus com Pai o fez perceber claramente a sua vontade.

Por isso, em Jo 6.38-40 Ele diz que veio fazer a vontade do Pai que era salvar os homens.

O exemplo da vida de Jesus nos mostra como saber a vontade de Deus. Depende do nível de comunhão que você tem com Ele. Quanto mais próximo você estiver de Deus, mais fácil será de fazer aquilo que o agrada. Quanto mais tempo de amizade e devoção o crente tem com o Senhor mais o conhecerá.

Lembre que não somente tempo de anos, ah eu tenho 15 anos de crente, mas tenho muitas dúvidas com respeito a vontade de Deus.

Não é somente ter muitos anos de crente, mas ter uma vida de qualidade em relação a comunhão com Deus. Você pode ter 15 anos de crente, mas quantas vezes ler a Bíblia por semana? Uma vez com muito sacrifício. Quantas vezes vêm a igreja? Uma vez a cada 15 dias.

Isso mostra que o seu relacionamento com Deus foi de forma superficial, sem interesse de conhecê-lo. Um relacionamento sem qualidade.

Acredito que se algum de vocês quisesse dar uma camisa de um time de futebol para um amigo conhecido a pouco tempo ficariam com uma dúvida em relação a saber qual time ele torce? Por que? Porque o tempo de relacionamento é pequeno, e a qualidade desse não é boa.

Mas se quiséssemos dá de presente uma camisa de um time de futebol a um amigo de longa data. Qual time seria? Fica fácil sabe por que? Por conta do maior tempo de relacionamento que você tem.

Essa ilustração mostra que quanto mais tempo tivermos comunhão com Deus, melhor saberemos a Sua vontade na nossa vida.

Este ensinamento nos leva a avaliarmos como temos desenvolvido o nosso relacionamento com Deus, se apenas superficial, é meio profundo, ou é muito profundo o meu relacionamento com Deus.

Devemos nos aprofundar em conhecer a Deus e sua vontade, pois é nisto que devemos nos gloriar, em conhecer o Senhor, como disse o Senhor por meio de Jeremias.(9.24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário