terça-feira, 25 de janeiro de 2011


Cuidado com o Voto

É muito comum na véspera do ano novo fazermos uma reflexão da vida durante o ano que está se passando, avaliarmos as decisões tomadas, nos alegrarmos com as vitórias alcançadas e também, nos entristecermos com as perdas sofridas.

Além disso é comum também desejarmos uns aos outros votos de felicidades, saúde, paz, amor, dinheiro, sucesso, união, prosperidade, etc.

Mas, ainda há aquela prática de fazermos votos pessoais para o ano que se inicia, geralmente esses votos foram os alvos que estipulamos no ano velho e que não foram alcançados, e para desencargo de consciência repassamos para o ano que se inicia, sejam eles: um regime, um casamento, leitura bíblica, um cargo na igreja, um vestibular, uma mudança pessoal, enfim são muitos os votos que fazemos na virada do ano.

O problema não está nos votos e sim na falta de cumprimento destes, por isso para este novo ano, gostaria de chamar sua atenção para ter cuidado com os votos que fará.

Em Eclesiástes Salomão fala a respeito do voto. O que o pregador quer mostrar neste livro é que a vida sem Deus não tem nenhum sentido. No capítulo 5 ele discorre como também a religião pode se tornar vaidade. A religião sem Deus é tolice. O contexto dessa passagem é de adoração no templo de Deus. Era comum as pessoas irem ao Templo adorar a Deus, oferecer sacrifícios e fazerem votos.

No verso 2 Salomão fala a respeito do cuidado do voto, porque podemos votar de forma precipitada, ele diz: Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus, porque Deus está nos céus e tu na terra, portanto, sejam poucas as tuas palavras.

Neste verso Salomão nos adverte quanto àquilo que iremos falar. Votar de maneira impensada. Estar na casa de Deus e pronunciar juramento diante de Deus é tolice.

A palavra precipitar fala de alguém que está ansioso, alarmado, perturbado e nervoso. Quando estamos nessas condições emocionais, podemos agir de maneira impensada, pois o nosso estado emocional altera a nossa condição física e o nosso coração bombeia menos sangue para o cérebro nos tornando mais lento no raciocínio.

É isso que Salomão quer nos transmitir, cuidado com que tu vais dizer, não te deixes levar pelo momento. Isso nos faz lembrar quantas pessoas já fizeram votos diante de Deus aqui na Igreja de dedicação de vida, e hoje nem estão mais conosco. Eles foram precipitados em seus votos, deixaram se levar apenas pelo momento.

Em Pv 20.25 o mesmo Salomão nos alerta: laço para o homem o dizer precipitadamente: é santo! E só refletir depois que fizer o voto. Consagrar algo a Deus sem pensar ante, é como uma armadilha.

Em Jz 11.30 Jefté fez um voto precipitado que colocou a vida de sua filha em risco. Em 1 Sm 14.24-25,27 Saul também fez um voto precipitado, que pôs em risco a vida de seu filho.

A grande aplicação para nós é o controle da língua. Devemos controlar a nossa língua, sabendo que a língua é apenas o instrumento externador do coração.

Como Jesus disse, a boca fala do que está cheio o coração. Jesus ainda disse que seriamos julgados por todas as nossas palavras. Mt 12.34-37.

Cuidado com o que dizes na presença de Deus, pois de todas elas daremos conta. Ele é Deus e está nos céus, nós porém, homens e estamos na terra.

Palavras falsas, fingidas, de duplo sentidos, palavras maliciosas, enganadoras, tenhas cuidado, reflitas antes de falar.

Ele encerra essa primeira parte com um provérbio. No verso 3 diz: Porque dos muitos trabalhos vem os sonhos, e do muito falar, palavras néscias. Quem mais fala, tem maior probabilidade de pecar mais e de votar de forma precipitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário