terça-feira, 15 de fevereiro de 2011


A Bíblia e a Morte Parte 1

O que mais neste mundo seria indesejado, inesperado, inconsolável, entristecedor, surpreendente, estarrecedor, desanimador do que morte?

Apesar de não desejarmos, não esperarmos, não aceitarmos, não nos conformarmos, ela vem e nos pega de cheio, é como se o chão sob nossos pés sumisse e ficamos sem saber o que fazer. Sua dor é incalculável e o que nos resta agora são lembranças dos nossos entes queridos que se foram, e que com o tempo estas vão desaparecendo até nos acostumarmos com a ausência sofrida.

Mas o que a Bíblia fala sobre a morte? Será que sabendo o que ela diz a seu respeito poderemos nos sentir melhores?

A Bíblia destaca vários ensinamentos dentro os quais estão:

Em Romanos 5:12 diz: Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

Paulo nesse texto faz uma referência A Morte Física que entrou no mundo através do pecado. Inicialmente não existia a morte, ela não fez parte da criação de Deus, o homem em sua origem não fora criado para morrer.

O texto afirma que a morte física entrou no mundo por meio do pecado de Adão, sendo ela uma conseqüência direta de tal desobediência. Ela reinou sobre todos porque todos vieram a pecar.

Durante toda a história da humanidade apenas dois homens não passaram pela morte física, foram eles: Enoque, o homem que andou com Deus e Ele o levou para si e Elias que foi levado para o céu em uma carruagem de fogo. Mais algumas pessoas também não passarão pela morte física, são os salvos em Cristo que serão arrebatados vivos para céu no momento da sua Segunda Vinda(I Ts 4.17).

Em Colossians 2:13 diz: E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;

Nesta passagem o apóstolo faz referência a um outro tipo de morte, A Morte Espiritual. Por morte entendemos separação, e neste contexto o homem fora separado de Deus quando pecou, pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus(Rm 3.23). Adão quando pecou foi expulso da presença de Deus.

Paulo mostra que antes dos colossenses conhecerem a Cristo eles estavam mortos em suas transgressões, mais uma vez fica evidente que além da conseqüência física o pecado também trouxe a morte espiritual para o homem que por sua vez só receberá vida através de Cristo.

Jesus falando para os judeus que estavam vivos disse: 1) aqueles que cressem em sua palavra passaria da morte para a vida; 2) e que viria a hora em que os mortos ouviriam a sua voz e viveriam, fazendo menção ao estado de morte espiritual do homem(João 5.24-25).

Este conceito de morte espiritual nos mostra o efeito danoso do pecado no mundo, a separação espiritual de Deus que por muitos ainda é ignorada. Vivem suas vidas religiosas e não percebem, assim como Nicodemos que precisam nascer espiritualmente para pode entrar no Reino de Deus(João 3.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário