domingo, 27 de fevereiro de 2011


A Bíblia e a Morte - Parte 2

Em Romanos 6:11 diz: Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.

Neste verso Paulo aborda um terceiro tipo de morte, A Morte para o Pecado. Neste capítulo ele afirma categoricamente que aqueles que foram justificados(Rm 5) não poderiam mais viver no pecado, pois tinham morrido para ele(Rm 6.2).

Com isso Paulo quer dizer que o crente em Cristo que foi gerado por Ele recebeu uma nova vida, pois antes estava morto, e não deve deixar o pecado reinar em suas vidas, no sentido de obedecer aos desejos ilícitos da natureza pecaminosa, mas considerar-se mortos para ele, e usar os seus membros como instrumentos de justiça, uma vez que o pecado já não mais terá domínio sobre ele, por estar vivendo dentro da graça de Deus(Rm 6.12-14)

Aprendemos que a justificação em Cristo nos livra da condenação do pecado anulando o seu efeito destruidor sobre nós, nos libertando não somente de sua condenação eterna, mas também nos dando condições para viver uma vida de abandono das práticas pecaminosas(santificação).

A Bíblia também fala da morte da Morte, em 2 Timóteo 1.10 Paulo falando da manifestação da graça salvadora de Deus diz: e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,...

Paulo deixa claro que Jesus matou(destruiu) a morte, trazendo vida e luz para aqueles que estavam mortos e nas trevas. Jesus venceu a morte quando ressuscitou dela. Até então a morte tinha sido surpreendida duas vezes, por Enoque e Elias, ambos por decisão divina não a provaram, e por algumas pessoas que ressuscitaram (filho da sunamita, Lázaro, etc.) mais que depois vieram a morrer, no entanto, sua surpresa maior foi quando Jesus a derrotou.

O apóstolo ainda menciona a derrota da morte quando faz referência nossa ressurreição, quando receberemos corpos incorruptíveis, ele diz: tragada foi a morte pela vitória(1 Co 15.54).

Aqueles que estão em Cristo podem ter a certeza de sua vitória sobre a morte e a esperança de que um dia receberão novos corpos, não mais sujeitos a sua corrupção.

Em Apocalipse 20:14 diz: Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.

Sabemos que todos os que morreram um dia ressuscitarão, os salvos em Cristo para a vida, e os descrentes para o juízo conforme as palavras de Jesus (João 5.29).

Mas antes de cada um seguir os seus caminhos eternos, todos hão de comparecer diante do Trono Branco de Deus e serão julgados segundo suas obras, e aqueles que os nomes não estiverem escrito no Livro da Vida serão lançados juntamente com a morte e o inferno no lago de fogo.

João classifica esta como a segunda morte que poderíamos chamá-la de Morte Eterna, pois depois dela o homem sem Cristo estará eternamente separado de Deus.

Acredito que será muito triste para aqueles que participarem da morte eterna, será como aqueles que tinham certeza que achariam o seu nome na lista dos aprovados e quando foram conferir para sua decepção os seus nomes não estavam relacionados.

Apesar da grande tristeza que a morte causa quando acomete algum ente querido, podemos ter a certeza do conforto divino e depois de superado podemos ajudar outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário