terça-feira, 20 de setembro de 2011

Buscando As Riquezas Celestiais


Porque As Riquezas Terrenas São Inseguras (6.19)

Jesus inicia com ordem negativa: Não acumuleis tesouros. O tempo verbal é o presente do imperativo. Jesus ordena que não acumulemos continuamente tesouros. O presente na língua grega dá a ideia de continuidade.

A expressão acumular tesouros que aparece é um substantivo e um verbo derivados da mesma raiz. É um verbo de onde temos a palavra tesouro, seria o equivalente em nossa língua ao verbo entesourar.

Uma tradução mais literal seria: não entesoureis vós tesouros sobre a terra. Na forma verbal aparece apenas 8 vezes e no substantivo 17.

No NT ela significa: Lugar em que são coletadas e guardadas coisas boas e preciosas. Coisas que são guardadas em forma de tesouros.

A razão porque Jesus condena juntar tesouros aqui na terra é por conta de sua insegurança. Jesus menciona sua fragilidade. São fáceis de serem perdidos.

Jesus diz: a traça e a ferrugem corroem – No oriente antigo o vestuário primoroso era tido como parte do tesouro da pessoa. Era material facilmente destruído pelas traças, roídos pelos ratos e desgastados pelo uso. A ferrugem não se refere apenas a corrosão, mas ao mofo que faz apodrecer a madeira e coisas semelhantes.

Os ladrões escavam e roubam – No mundo antigo as casas não eram feitas com grande proteção. Algumas casas eram feitas de tijolos de barro, cozidos ou não, era relativamente fácil um ladrão cavar e entrar.

Que tipos de tesouros temos guardados? Que tipo de riquezas temos ajuntado.

Jesus está fazendo um contraste entre o terreno e o espiritual. O que Jesus está destacando é que não devemos fazer somente investimentos terrenos. As riquezas dessa terra não podem sufocar o poder do evangelho na vida de alguém.

Lembra o exemplo do jovem homem rico? Mt 19.16-22. O grande problema desse homem foi colocar o seu amor nas riquezas, o seu coração estava na riqueza. Este homem até estava interessado na vida eterna, era alguém extremamente religioso, mas estava perdido, por somente ter feito dos mandamentos de Deus deveres religiosos.

Quantos de nós somos como este jovem rico? Cumprimos nossos deveres religiosos, mas com um grande tesouro no lugar de Deus?

Jesus mostra também que as riquezas da terra são passageiras. Em Lc 12. Um homem aparece a Jesus pedindo que resolvesse um problema de divisão de bens. Jesus mostra claramente que sua missão não era esta e ensina-lhes uma parábola. A parábola do rico louco. Nesta parábola Jesus mostra que os tesouros terrenos sem a direção de Deus são inúteis e insuficientes quando a morte chegar. Tudo o que juntarmos aqui na terra não contará para a minha vida no céu.

Jesus também falou para Pedro em Mt 16.26 pois o que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Quantas vezes estamos correndo atrás de ganhar o mundo e colocando em risco nossa alma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário