terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jesus e os Olhos


São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! Mt 6.22-23

Em primeiro lugar devemos cuidar de nossos olhos por conta do que os nossos olhos são (22) (lâmpada)

O que Jesus quer dizer com esta frase? Os nossos olhos são lâmpada do corpo.

Os olhos como lâmpada do corpo significa que eles são como uma luz que direcionarão os caminhos em que o corpo deverá seguir.

Assim como a luz ilumina os caminhos nos dando uma direção para seguir, os nossos olhos determinarão também o caminho que nosso corpo seguirá.

O nosso corpo é escravo dos nossos olhos. Só pegamos aquilo que vemos; só andamos por determinados lugares porque vemos; compramos porque vemos(se eu comprei esta blusa foi porque fui atraído pelos olhos); só ouvimos a mensagem com atenção porque vendo. Todos aspectos da nossa vida giram em torno da nossa visão.

Mas o que Jesus quer dizer com olhos? É mais que lógico que Jesus está usando uma linguagem figurada. O versículo anterior pode nos ajudar na interpretação da palavra olho. Jesus conclui falando sobre o perigo das riquezas e, que o nosso coração é quem determinará o tipo de riqueza que vamos escolher para a vida. É ele quem escolhe para nós aquilo de maior valor que achamos.

Então nos versos 22-23 Jesus continua falando mesmo assunto, o coração, mas em uma linguagem diferente. Quando Jesus fala dos olhos ele está se referindo ao coração, mostrando que assim como a lâmpada ilumina e direciona-os ao caminho, o nosso coração determina quais atitudes nosso corpo tomará. Na verdade o meu corpo segue o comando do meu coração.

O olho então é um bom indicador dos pensamentos íntimos do coração. Quando Jesus fala de olho está se referindo ao que somos lá no íntimo do nosso ser (caráter), fala também de quem somos(atitudes), pois nosso corpo expressará através de atitudes aquilo que eu sou, o que eu creio, penso, fala também do que é importante(valores), nossa vida é orientada por valores que são resultado do que eu tenho do coração etc.

O que Jesus quer que entendamos é que:

Os nossos olhos refletem quem eu sou, o que eu tenho lá dentro. Por que escolho azul e não vermelho? Por que escolho pão e não frutas? Por que escolho o Flamengo e não Palmeiras? Se você não sabe é simples: o seu coração escolheu.

Os nossos olhos direcionam o nosso corpo. O meu corpo é escravo do que eu sou. Se você decide não vir a igreja e fazer outra coisa é porque o teu coração decidiu isso. Se você decide não servir a Deus é porque o teu coração te induziu a isso.

As nossas atitudes são um reflexo do que eu sou, e daquilo que valorizo. Por isso cuidado com os teus olhos(coração), pois eles determinarão suas escolhas.

Em segundo lugar devemos cuidar de nossos olhos por conta do que eles podem ser (22) Uma lâmpada boa e queimada.

Jesus diz que se teus olhos foram todo o teu corpo será luminoso. Em Lucas 11.35-36 Jesus diz que se os nossos olhos forem bons, o nosso corpo será luminoso e resplandecerá como uma candeia quando ilumina em plena luz.

Jesus aqui destaca o tipo de luz que podem ser os nossos olhos. Ele fala da potencialidade do nosso coração.

Jesus destaca que o nosso corpo agirá de acordo com o comando dos olhos. Se tivermos olhos bons, todo o nosso corpo será bom.

Se lá no meu coração eu tenho cultivado bondade, o meu corpo expressará através de atitudes bondades. E como Jesus disse será como uma candeia que ilumina um lugar escuro.

Os olhos são como um espelho do íntimo do homem. Eles revelam o que está no nosso coração.

A Bíblia diz que os nossos olhos podem ser:

· Pv 22.6 – generosos

· Jó 22.29 – humildes

· Ez 16.5 – piedade

· 2 Rs 6.17 – visão espiritual

Jesus também falou que nossos olhos podem ser maus. Em Mt 6.23 Ele disse que se a luz que há em ti, quer dizer: os teus olhos, sejam trevas, que grandes trevas serão. Os olhos maus não só nos levarão as trevas, mas a grandes trevas.

Em Lucas 11.35 Jesus ordena que devemos reparar que tipo de olhos temos, para que não sejamos enganados por nós mesmos. O contexto de Lucas é de rejeição ao ministério de Jesus, eles queriam um sinal, mas Jesus não daria senão o de Jonas. Jesus os alerta mostrando que os seus corações poderiam ser maus, por isso o estavam rejeitando.

Os olhos são como um espelho do íntimo do homem. Eles revelam o que está no nosso coração.

A Bíblia diz que os nossos olhos podem ser:

· Inveja – Pv 23.6, Mt 7.22

· Altivez – Pv 6.17, Is 2.11

· Zombaria e desprezo – Pv 30.17

· Cobiça – Ec 4.8

· Cegueira – Mt 13.15

Aplicação

Quais são os nossos olhos? Que tipo de olhos temos?

Olhos de luz ou de trevas?

2 comentários:

  1. Pr. Francisco, é muito bom receber ensinamentos de bons olhos, parece pouco, mas o significado de tuas palavras vão muito além, para quem busca fazer de seus olhos (coração) algo que o ajude a superar a visão anterior. B^j^s no seu coração.
    Leon

    ResponderExcluir