sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Primeiro Natal



Natal é época marcada pelo comércio. Culturalmente época de se comprar presentes. Pela crianças é nutrida a falsa esperança de que o bom velhinho Papai Noel, irá dar presentes para todas as crianças que pedirem.

Mas se fôssemos olhar apenas por este aspecto de presente quem de fato deveria ganhar presentes? Quem de fato é o homenageado no dia 25 de dezembro? Jesus, Ele é o aniversariante, se tivéssemos a oportunidade de dar um presente a jesus, qual presente seria?

O primeiro natal aconteceu e algumas pessoas procuraram Jesus e lhe deram presentes, foram eles os magos do Oriente.(Mt 2.1-12)

Qual presente você daria para Jesus?

O primeiro presente que os magos deram a Jesus foi sua ADORAÇÃO (Mt 2. 1-8)

Quem eram os magos do oriente? vs.1

O nosso texto como se pode perceber fala da visita dos magos a Jerusalém. Eles vieram do Oriente.

O termo mago é usado por Heródoto, uns dos grandes historiadores gregos, para falar de uma tribo dos medos, que ocupavam função sacerdotal no império persa; em outros escritos clássicos aparece como sinônimo de sacerdotes. Complementando isso, Daniel aplica a palavra a certa classe de sábios ou astrólogos que interpretavam sonhos e mensagens dos deuses. No NT o seu uso se expande para incluir todos aqueles que praticam artes mágicas.

Esses magos registrados em nosso texto eram astrólogos religiosos não-judeus, que seguindo suas observações astronômicas, inferiram o nascimento de um grande rei judeu. Há numerosos registros de antigos astrólogos interpretando fenômenos astronômicos como anuncio de nascimento de reis.

É provável que esses astrólogos tivessem vindo da Babilônia, onde teriam tido contato com exilados judeus e a oportunidade de desenvolver grande interesse pela vinda do Messias.

O que eles vieram fazer?

Os sábios estavam a procura do recém-nascido Rei dos judeus para adorá-lo. vs.2 A palavra adorar significa prostrar-se para adorar, reverenciar, prostrar-se diante de alguém. Esta palavra era usada para designar o costume de prostrar-se diante de uma pessoa e beijar-lhe os pés, a orla da sua veste ou o chão.

Qual a reação de Herodes, o Grande?

O rei Herodes ficou alarmado.vs.3 Literalmente sacudido, agitado; figuradamente remexido, perturbado, inquieto, lançado em uma grande confusão. Note que não somente o rei, mas todos o seu povo.

É lógico que tal visita com uma pergunta tão ousada, causasse tamanha inquietação na elite que detinha o poder. Principalmente porque o domínio de Herodes estremecia sobre todo o país. Sendo mestiço, idumeu e judeu, ele perdia o apoio dos judeus no seu reinado. Naquela época havia uma expectativa generalizada de um rei universal que apareceria e traria uma era de ouro, cheia de paz e prosperidade para o povo.

O rei Herodes procurou saber onde o Cristo havia de nascer.vs. 4-6 Eles tinham noção da vinda de Cristo, sabiam que um dia a profecia de Miquéias iriam se cumprir, mas não deram tanto crédito, pois não enviaram ninguém com eles para fazer uma busca mais minunciosa.

O rei Herodes queria saber o tempo exato que a estrela aparecera a eles. vs.7 A ideia de saber a idade serve para a execução do plano maligno de Herodes executado no verso 16.

O rei Herodes queria adorar falsamente a Jesus. vs.8 De fato Herodes não queria adorá-lo, mas sim eliminá-lo, para não ter nenhum concorrente no seu reinado.

APLICAÇÃO

Apesar de não sermos os donos da festa, é certo que todos aqui recebemos presentes, ou ainda vamos receber, ou nos demos presentes, e nós sabemos que apesar de passageiros esses presentes nos trouxeram alegria, uma sensação de importância e valor, eles lembraram de mim.

Mas hoje, você tem a oportunidade de pensar: qual presente vou dar para o verdadeiro dono da festa?

A sugestão dos magos é adoração. Dê de presente a Jesus sua adoração.

Adorar a Jesus é tratá-lo com respeito, reverência, é reconhecer sua grandeza e superioridade e se entregar a Ele humilhado, prostrado rendido diante do grande rei do universo.

Quantos hoje não estão adorando verdadeiramente a Jesus? Estão buscando Jesus apenas com um pretexto, assim como Herodes que disse aos magos que queria adorar Jesus, mas na verdade queria sua morte.

Muitos hoje pensam que estão adorando Jesus, mas na verdade estão adorando o presépio, a imagem de escultura tão condenada por Deus, ou ainda adoram o menino Jesus, como se ele não tivesse crescido e morrido por nós.

Outros adoram a si mesmo, suas roupas, seus presentes, seus bens, sua vida em si. Não recordam que o aniversariante é Jesus e Ele quer receber sua adoração.

Adoração seria o melhor presente que você poderia dar neste natal para Jesus, mas é a verdadeira adoração, a adoração espiritual, não apenas de olho fechado, mas a de um espírito quebrantado diante de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário