domingo, 29 de abril de 2012

Amor Desafiador



O apóstolo Paulo em Ef 3.19 diz que o amor de Deus excede todo o entendimento e uma das razões para isso é que ele é DESAFIADOR. O Senhor Jesus no evangelho nos desafia a amar nossos inimigos. Amar os inimigos é um grande desfio.

1-   Amar os inimigos depende de uma interpretação correta das Escrituras.(Mt 5.43-44)
     Este trecho é iniciado com a expressão: “ouvistes o que foi dito:... eu, porém, vos digo:...” Nesta parte do sermão do monte Jesus está corrigindo vários ditados que os fariseus usavam como ensinamentos para o povo.
     Como Jesus mesmo falou em 5.17, que veio cumprir a lei, não anulá-la, quer dizer, Jesus veio cumprir as profecias a respeito dEle na lei, e dar a verdadeira interpretação das Escrituras. Por isso, nesta parte do sermão do monte você pode perceber que várias vezes aparecem esta expressão: “ouvistes o que foi dito:... eu, porém, vos digo:...”
            Jesus nesssetexto vai explicar mais uma parte da lei, mal interpretada pelos religiosos da época. Ele diz: Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
            É interessante que parte desse ditado de fato estava na lei. Em Lv 19.18 diz: Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.
            Mas a segunda parte do versículo não é encontrada em nenhum lugar das Escrituras. Esta parte referia-se a maneira como escribas e fariseus explicavam e aplicavam este mandamento do AT.
            Se observar no texto de Levítico há de fato uma ênfase contrária ao odiar os irmãos. Eles não deveriam se vingar e nem guardar ira, mas amar os filhos do seu povo.
            A má interpretação dos escribas e fariseus tinha contaminado várias gerações de modo que o odiar os inimigos era parte aceitável na ética judaica da época. Eles odiavam os: publicanos, pecadores, prostitutas, gentios, samaritanos, etc.
            Havia toda uma geração contaminada pela errônea interpretação de uma liderança religiosa que estava apenas ligada a aparência das coisas e não a profunda devoção a Deus.
            Jesus mostra a maneira correta de interpretar o versículo. Ele diz: eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; Jesus mostra que no amar o próximo também deveria incluir os inimigos, pois eles também estavam na categoria de próximo. Jesus vai mais além da interpretação farisaica, mostrando a verdadeira interpretação das Escrituras sagradas e mostrando o erro cometido por eles.
            Na verdade este ensinamento de agir em favor com os inimigos não era algo estranho na Palavra de Deus. Em Pv 25.21
“ Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber,”. O AT já recomendava o fazer o bem até aqueles que fossem inimigos.
            Jesus mostra que devemos amar os inimigos e orar pelos que nos perseguem. E se formos pensar bem, foi exatamente o que Jesus fez: ele amou aqueles que o desprezaram (jovem rico, Judas), e orou pelos que o condenaram(Pai perdoa-os).

Aplicação
Vimos que devemos amar nossos inimigos.
A primeira atitude a se tomar é saber quem são seus inimigos?
Talvez você pense que não tem nenhum inimigo, e bom que realmente não tenha, mas talvez em sua mente você já bloqueou alguém e o tornou como inimigo.
Você fazer uma analise na sua vida e perceber como você trata certas pessoas, às vezes com pouca tolerância, com pouca paciência, com pouca amistosidade.
Uma forma de identificar um inimigo é perceber quem te aborrece.
Quem são aquelas pessoas que através de suas atitudes causam em ti um certo desconforto? Quem são aquelas pessoas que facilmente te irritam? Talvez estes não sejam inimigos de fato, ou já estão caminhado para esse fim. Cuidado que você pode ter vários candidatos à lista de inimigos e nem tem percebido. Ex. teu filho te irrita? Teu cônjugue? Teu professor? Teu patrão? Teu irmão? Teu pastor? Lembre-se que aqueles que te aborrecem devem ser agraciados com teu amor.
Outro fato a se pensar melhor é se você não é o inimigo do outro.
 Se as suas atitudes estão aborrecendo o seu próximo de maneira que ele tem te tachado como inimigo. Talvez você seja o patrão que aborrece o empregado; a esposa que faz raiva ao marido; o filho que irrita o pai; aquele que está trazendo sentimento de mal estar naqueles com os quais se relacionam.
Cuidado que as falsas interpretações podem atrapalhar o teu amor pelas pessoas.
Hoje mais que tudo precisamos ter um compromisso sério com as Escrituras, interpretá-las como convém e não por conveniência.
Uma geração toda pode se perder por uma falsa interpretação das Escrituras.
Hoje temos homens sendo adorados como deuses, sejam os santos, sejam pastores, apóstolos, bispos, bispa, crianças.
Cuidado com essa geração que se diz cristã e evangélica, pois estão se distanciando cada dia da Palavra de Deus, por conta de suas próprias interpretações. Cuidado, pois são muito sutis, e deturpam a Palavra de Deus para conseguir o seus desejos egoístas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário