domingo, 12 de fevereiro de 2017

A CONTRIBUIÇÃO PARA A OBRA DO SENHOR




O prazo terminou e eles não queriam mais voltar para o seu país. Depois de mais de setenta anos, muitos até nem tinham nascido lá, não tendo nenhum laço nacionalista. Vários deles tinham vidas prósperas com boas posições nos países estrangeiros que foram espalhados por conta de sua idolatria, depois de terem sido levados como prisioneiros de seu país.
Além de tudo isso, o seu país de origem estava devastado por conta da guerra. As portas da cidade permaneciam ainda queimadas, os muros destruídos, e o povo que havia voltado estava em extrema miséria. Talvez, na mente deles, Deus haviam abandonado a sua aliança, e voltar para uma nação arrasada pela permissão do próprio Deus não era uma boa opção.
Estou falando do povo de Israel que viveu depois do cativeiro babilônico. Devido a esse contexto citado, Deus levantou um cronista para registrar uma narrativa histórica dentro de uma perspectiva espiritual e teológica.
O livro das Crônicas foi propositalmente escrito para encorajar o remanescente judaico que havia voltado do cativeiro, e despertar aqueles que ainda não haviam voltado.
Para isso, ele traça um plano genealógico de todo povo de Israel, focando em Davi e sua linhagem, a quem Deus escolheu para permanecer para sempre no trono de Israel.
Ele deixa muito claro que a situação atual do povo era decorrente do pecado da idolatria, em que insistentemente se envolveram, lhes custando a destruição da cidade e principalmente do Templo do Senhor.
Ele fecha o livro citando o decreto do rei Ciro, da Pérsia, a quem Deus o chamou de pastor, dizendo: 2 Crônicas 36.
22 Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
23 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá; quem entre vós é de todo o seu povo, que suba, e o SENHOR, seu Deus, seja com ele.
Com isto, ele queria incentivar o povo a reconstrução do templo para que adorassem a Deus da maneira correta. Apesar desta passagem ter sido a sua cartada final, durante todo o livro ele desafiou o povo de Israel a voltar e edificar a casa do Senhor.
No capítulo 29 do seu primeiro livro, ele narra a preparação da construção do primeiro Templo feita por Davi. Neste capítulo encontramos a visão correta que Davi tinha da obra de Deus, a contribuição do povo, e preciosas lições para nossas vidas em relação ao nosso trabalho na Obra do Senhor.
O cronista, usando o exemplo de Davi, destaca dois entendimentos principais que precisamos ter para com a realização da obra do Senhor.
O primeiro entendimento é da grandeza da Obra de Deus.
Em capítulo 29.1, Davi diz que esta obra é grande, destacando três indícios de grandeza: 1) Deus escolheu de forma bem pensada Salomão para esta construção; 2) Não havia ciúmes ou competição; 3) e a obra era realizada para o SENHOR Deus.
Baseada nestas observações do texto, podemos dizer que Deus tem obras específicas para cada um de nós, assim como Ele fez com Salomão. Segundo, nossa humildade irá engrandecer a obra de Deus vencendo qualquer orgulho ou ciúmes. Terceiro, o nosso olhar deve se voltar para Deus e não para as pessoas.
O segundo entendimento necessário é a dedicação no serviço do Senhor. Davi nos apresenta três tipos de dedicação: 1) a diligente: ele diz que com toda sua força preparou matérias para a construção; 2) a amorosa: ele afirma que por conta do seu amor, ele deu dos seus tesouros particulares; 3) a cativadora, com o seu exemplo ele motivou os líderes a também contribuírem.
Esse entendimento de dedicação deve nos levar a fazer um teste de nosso serviço e avaliarmos o quanto somos dedicados a Deus. O primeiro teste é o do esforço. Será que tenho me empenhado na obra de Deus? Realizando esta obra com toda as minhas forças? O segundo teste é o do amor. Será que minha dedicação é amorosa ao ponto de eu fazer além daquilo que me exigido? O terceiro teste é o da cativação. Quantas pessoas estão sendo direta e indiretamente influenciadas por meu trabalho para Deus?
O resultado obtido por Davi após conversar com os líderes de Israel, foi maravilhoso. Eles, de coração aberto, contribuíram livremente para a construção da casa de Deus, sendo um motivo de grande alegria e satisfação.
Que essa cena se repita hoje em nossas vidas e na vida de nossa igreja. Pessoas alegres e livremente contribuindo com o seu serviço a Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário